As doenças relacionadas ao trabalho afetam não apenas o serviço diário, e sim a qualidade de vida dos colaboradores, impactando a produtividade de uma empresa. Neste artigo, você verá como prevenir essas doenças com uma boa gestão de recursos humanos.
O impacto das doenças laborais no dia a dia da empresa
As doenças laborais ocorrem por condições de saúde que são agravadas no ambiente de trabalho, afetando o bem-estar do colaborador dentro e fora do local de serviço. Esses tipos de males podem ser físicos e mentais, seja por repetição de movimentos ou estresses gerados por diversos fatores. Um fator importante é entender os funcionários e como prevenir todos esses males com uma gestão de RH eficiente.
Quais são as doenças relacionadas ao trabalho?
As doenças ocupacionais podem ser classificadas em duas grandes categorias: doenças físicas e doenças mentais.👇
Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Musculoesqueléticos (DME)
Dentro das doenças relacionadas ao trabalho, esses dois males impactam significativamente a produtividade e o ambiente de trabalho. Elas ocorrem por funcionários que realizam tarefas repetitivas.
Problemas auditivos
Muitos funcionários são expostos a níveis elevados de barulhos e ruídos, e essa exposição prolongada a níveis elevados de ruído pode causar uma grande perda auditiva.
Doenças respiratórias
Colaboradores que não utilizam equipamentos corretos e certificados, como máscara e outros itens, estão expostos a poeira, fumos e produtos químicos. Sem uma responsabilidade corporativa, funcionários podem adquirir doenças respiratórias como asma ocupacional e bronquite crônica.
Estresse e Síndrome de Burnout
Estresse e Síndrome de Burnout: As doenças laborais também são mentais: a sobrecarga de trabalho pode levar a à síndrome de burnout, que gera uma exaustão extrema por ter que realizar muitas horas de trabalho.
Ansiedade e depressão
Ambientes de trabalho prejudiciais e a ausência de apoio podem levar ao surgimento de transtornos mentais, impactando negativamente a saúde emocional e a performance dos funcionários.
Identificação e prevenção das as doenças relacionadas ao trabalho
Para que colaboradores e o andamento da produção não sejam impactados por doenças do trabalho, é importante que seja realizado um planejamento e gestão de pessoas. Veja as principais dicas de prevenção👇
- Monitoramento total: Uma gestão eficiente do RH fará avaliações regulares das condições de trabalho e o monitoramento da saúde dos funcionários, identificando sinais precoces de doenças.
- Treinamento constante: O investimento em treinamentos para os colaboradores sobre ergonomia, técnicas de trabalho seguro e gestão do estresse, seja por workshops ou cursos, são ferramentas que podem reduzir as doenças.
- Ambiente positivo: O gerenciamento de funcionários é fundamental para se criar um ambiente tranquilo e positivo, com equipamentos adequados de trabalho, a redução de ruídos e uma flexibilidade maior. Essas ferramentas garantem boas condições físicas e mentais para colaboradores.
- Políticas de saúde: Ao estabelecer em uma empresa políticas claras de saúde e sobre segurança no trabalho, reduz as possibilidades de ocorrerem doenças relacionadas ao trabalho. A implementação de protocolos sérios para a gestão de doenças ocupacionais é crucial para um ambiente de trabalho positivo.
A empresa que prioriza o bem-estar dos funcionários vai além do aumento da produtividade: a criação de um ambiente saudável e sustentável oferece melhores condições de serviço, contribuindo com o pleno potencial dos colaboradores de forma segura e proativa.
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